Oxigenoterapia Hiperbárica no tratamento das osteomielites crônicas refratárias


As osteomielites são infecções que atingem os ossos, causadas principalmente por bactérias, microbactérias e também por fungos. Outras fontes podem originar a doença como, lesões abertas (pé-diabético, por exemplo) e traumas, onde nestes casos o paciente já apresenta sinais de infecção e febre.

A doença pode ser diagnosticada por meio de exame de sangue associado à radiografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética e cintilografia óssea. Para o tratamento, a Oxigenoterapia Hiperbárica auxilia na formação de novos vasos sanguíneos, o que facilita a ação dos antibióticos no combate à infecção, já que o tecido ósseo possui pouca vascularização.

O oxigênio ainda facilita o acesso dos leucócitos, que são as células de cicatrização e potencializa a resposta bactericida (destruição das bactérias) e bacteriostática (impede o crescimento das bactérias) dos antibióticos e estimula a osteogênese (formação de novos ossos).

“O tratamento em câmara hiperbárica é um procedimento adjuvante de combate às osteomielites, sendo necessária simultaneamente a administração dos antibióticos, intervenções cirúrgicas para limpeza do osso e medidas clínicas adotadas para o tratamento durante as sessões de Oxigenoterapia Hiperbárica”, detalha a médica responsável pela clínica em Bauru, Dra. Larissa Passerotti, que também nefrologista pediátrica.


Saiba mais sobre a Medicina Hiperbárica

A Medicina Hiperbárica é um segmento que corresponde ao tratamento e terapia utilizando um ambiente pressurizado para aplicação de oxigênio puro por meio da respiração em alta pressão. “A Oxigenoterapia Hiperbárica oferece aos pacientes benefícios terapêuticos para as mais variadas doenças. É um tratamento auxiliar aos antibióticos, cirurgias e importante no tratamento de feridas”, explica a especialista.

Ao respirar ar puro e pressurizado, a taxa de oxigênio nos tecidos aumenta por meio da corrente sanguínea. “O principal benefício da terapia é o resultado do oxigênio no sangue e não o seu contato direto, por exemplo, com uma ferida. O tratamento auxilia no processo de cicatrização das lesões e acelera a recuperação dos pacientes”, esclarece Larissa.

#Osteomielites #OxigenoterapiaHiperbárica

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square